About: Bellcrank

An Entity of Type: Thing, from Named Graph: http://dbpedia.org, within Data Space: dbpedia.org

A bellcrank is a type of crank that changes motion through an angle. The angle can be any angle from 0 to 360 degrees, but 90 degrees and 180 degrees are most common. The name comes from its first use, changing the vertical pull on a rope to a horizontal pull on the striker of a bell, used for calling staff in large houses or commercial establishments.

Property Value
dbo:abstract
  • A bellcrank is a type of crank that changes motion through an angle. The angle can be any angle from 0 to 360 degrees, but 90 degrees and 180 degrees are most common. The name comes from its first use, changing the vertical pull on a rope to a horizontal pull on the striker of a bell, used for calling staff in large houses or commercial establishments. (en)
  • Bellcrank ou Ginhol (às vezes digitado "belcrank") é uma ferramenta que consiste em uma peça de metal ou plástico resistente, em formato de "T" ou "L", destinada a transferir movimento mecânico de uma direção para outra. Quando em formato de "T", dispõe de um eixo no centro e duas hastes de comando, ou dois cabos de comando, que vão movimentar as pontas do traço horizontal do T, um puxando e o outro empurrando. Assim, a perna vertical do T move-se para um lado e para o outro, e na extremidade inferior desta fica presa uma haste que vai transferir o movimento para outro lugar. Por exemplo, em aeromodelos com motor a explosão, dois cabos de aço com cerca de 10 metros, que saem de uma manete na mão do aeromodelista, entram pela extremidade da asa do aeromodelo, ligando-se a um bellcrank no interior do aparelho. Do bellcrank sai uma haste de aço que vai dar no leme de profundidade do aeromodelo, permitindo controlá-lo, e assim fazer o modelo subir, descer ou permanecer em voo nivelado. O bellcrank em forma de L tem um eixo no centro do L e normalmente tem a finalidade de fazer com que o movimento de uma haste que fica articulada numa das extremidades do L movimente uma outra que fica presa na ponta da outra extremidade. Os bellcranks são dispositivos baseados em uma máquina simples, a alavanca, e são muito utilizados em aviões, automóveis e peças complexas tais como bombas injetoras de motores diesel, carburadores, comandos de máquinas e aparelhos em geral. (pt)
dbo:thumbnail
dbo:wikiPageExternalLink
dbo:wikiPageID
  • 945780 (xsd:integer)
dbo:wikiPageLength
  • 4569 (xsd:nonNegativeInteger)
dbo:wikiPageRevisionID
  • 1081191611 (xsd:integer)
dbo:wikiPageWikiLink
dbp:wikiPageUsesTemplate
dcterms:subject
gold:hypernym
rdfs:comment
  • A bellcrank is a type of crank that changes motion through an angle. The angle can be any angle from 0 to 360 degrees, but 90 degrees and 180 degrees are most common. The name comes from its first use, changing the vertical pull on a rope to a horizontal pull on the striker of a bell, used for calling staff in large houses or commercial establishments. (en)
  • Bellcrank ou Ginhol (às vezes digitado "belcrank") é uma ferramenta que consiste em uma peça de metal ou plástico resistente, em formato de "T" ou "L", destinada a transferir movimento mecânico de uma direção para outra. Quando em formato de "T", dispõe de um eixo no centro e duas hastes de comando, ou dois cabos de comando, que vão movimentar as pontas do traço horizontal do T, um puxando e o outro empurrando. (pt)
rdfs:label
  • Bellcrank (en)
  • Bellcrank (pt)
owl:sameAs
prov:wasDerivedFrom
foaf:depiction
foaf:isPrimaryTopicOf
is dbo:wikiPageRedirects of
is dbo:wikiPageWikiLink of
is foaf:primaryTopic of
Powered by OpenLink Virtuoso    This material is Open Knowledge     W3C Semantic Web Technology     This material is Open Knowledge    Valid XHTML + RDFa
This content was extracted from Wikipedia and is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License