About: Vasco Prado     Goto   Sponge   NotDistinct   Permalink

An Entity of Type : yago:Whole100003553, within Data Space : dbpedia.org associated with source document(s)
QRcode icon
http://dbpedia.org/describe/?url=http%3A%2F%2Fdbpedia.org%2Fresource%2FVasco_Prado

Vasco Prado (Uruguaiana, April 16, 1914 – Porto Alegre, December 9, 1998) was a Brazilian sculptor and engraver.

AttributesValues
rdf:type
rdfs:label
  • فاسكو برادو (ar)
  • Vasco Prado (pt)
  • Vasco Prado (en)
rdfs:comment
  • فاسكو برادو (بالبرتغالية: Vasco Prado‏) هو نحات برازيلي، ولد في 16 أبريل 1914 في أوروغوايانا، ريو غراندي دو سول في البرازيل، وتوفي في 9 ديسمبر 1998. (ar)
  • Vasco Prado (Uruguaiana, April 16, 1914 – Porto Alegre, December 9, 1998) was a Brazilian sculptor and engraver. (en)
  • Vasco Prado (Uruguaiana, 16 de abril de 1914 — Porto Alegre, 9 de dezembro de 1998) foi um escultor e gravador brasileiro. Filho de pai militar, morou com família em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, antes de voltar ao Rio Grande do Sul, aos 14 anos de idade. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, onde concluiu o curso em 1936. Em 1946 concorreu a deputado estadual pelo Partido Comunista Brasileiro, sem sucesso. Lecionou escultura e desenho em seus ateliês, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, na Universidade de Caxias do Sul e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). (pt)
foaf:depiction
  • http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:FilePath/02264-vasco-prado---modelo-.jpg
dcterms:subject
Wikipage page ID
Wikipage revision ID
Link from a Wikipage to another Wikipage
Link from a Wikipage to an external page
sameAs
dbp:wikiPageUsesTemplate
thumbnail
has abstract
  • فاسكو برادو (بالبرتغالية: Vasco Prado‏) هو نحات برازيلي، ولد في 16 أبريل 1914 في أوروغوايانا، ريو غراندي دو سول في البرازيل، وتوفي في 9 ديسمبر 1998. (ar)
  • Vasco Prado (Uruguaiana, April 16, 1914 – Porto Alegre, December 9, 1998) was a Brazilian sculptor and engraver. (en)
  • Vasco Prado (Uruguaiana, 16 de abril de 1914 — Porto Alegre, 9 de dezembro de 1998) foi um escultor e gravador brasileiro. Filho de pai militar, morou com família em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, antes de voltar ao Rio Grande do Sul, aos 14 anos de idade. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, onde concluiu o curso em 1936. Em 1946 concorreu a deputado estadual pelo Partido Comunista Brasileiro, sem sucesso. Foi casado três vezes. Em 1938, com a ceramista Luiza Prado; em 1959, com a artista plástica Zoravia Bettiol, com quem teve três filhos: Fernando, Eleonora e Eduardo; e em 1985, com a artista e fisioterapeuta Susana Cazarré, com quem teve uma filha, Pilar. Nos anos 50 fundou o Clube da Gravura com Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti e Glauco Rodrigues, que foi um dos marcos na história da arte gaúcha, realizando uma obra de cunho social, e em especial enfocando a temática regionalista do gaúcho em sua vida no campo. Lecionou escultura e desenho em seus ateliês, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, na Universidade de Caxias do Sul e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Vasco Prado é um dos escultores mais importantes do Brasil e certamente um dos mais influentes em sua terra natal, tendo formado gerações de novos artistas e inseminando o trabalho de muitos outros. Após a fase do Clube de Gravura, com sua temática social e politicamente engajada, claramente descritiva, sua obra passou a apresentar um caráter cada vez mais sintético e abstratizante, com um magnífico equilíbrio formal de índole classicista, embora tenha incorporado diversos elementos e recursos técnicos da contemporaneidade e jamais tenha aberto mão de suas convicções políticas libertárias, como provam diversos trabalhos mais recentes importantes, realizados como monumentos públicos sobre temas e figuras ilustres da história e tradição gaúcha e brasileira, como o Tiradentes na Assembléia Legislativa do RS e diversas versões do Negrinho do Pastoreio. Outros de seus temas preferidos são a mulher, o cavalo e os amantes.Na noite de segunda-feira Vasco Prado. Realizou, na década de 1950, a Escultura intitulada "Pomona", em pedra arenito rosa, no parque do Balneário Osvaldo Cruz, na cidade de Iraí, RS. Pomona, na mitologia romana, é a Deusa das Frutas e dos Jardins. Para este trabalho, utilizou como modelo uma jovem indígena da tribo Kaingang que por ali se fixara. Além da maestria apresentada no manejo da pedra e do bronze, também foi um grande gravador, ceramista e desenhista. Tem obras espalhadas tanto pelo Brasil quanto pelo exterior. (pt)
gold:hypernym
schema:sameAs
prov:wasDerivedFrom
page length (characters) of wiki page
foaf:isPrimaryTopicOf
is Link from a Wikipage to another Wikipage of
is foaf:primaryTopic of
Faceted Search & Find service v1.17_git139 as of Feb 29 2024


Alternative Linked Data Documents: ODE     Content Formats:   [cxml] [csv]     RDF   [text] [turtle] [ld+json] [rdf+json] [rdf+xml]     ODATA   [atom+xml] [odata+json]     Microdata   [microdata+json] [html]    About   
This material is Open Knowledge   W3C Semantic Web Technology [RDF Data] Valid XHTML + RDFa
OpenLink Virtuoso version 08.03.3330 as of Mar 19 2024, on Linux (x86_64-generic-linux-glibc212), Single-Server Edition (378 GB total memory, 67 GB memory in use)
Data on this page belongs to its respective rights holders.
Virtuoso Faceted Browser Copyright © 2009-2024 OpenLink Software