dbo:abstract
|
- STORMBREW is a secret internet surveillance program of the National Security Agency (NSA) of the United States. It was disclosed in the summer of 2013 as part of the leaks by former NSA contractor Edward Snowden. The FY 2013 budget for STORMBREW was $46.06 million. (en)
- STORMBREW est un programme clandestin de surveillance de l'Internet de la National Security Agency (NSA). Le budget pour l'année fiscale 2013 de STORMBREW est de 46,06 millions US$, révélé la même année à la suite de fuites du lanceur d'alerte Edward Snowden. (fr)
- STORMBREW (Programa de Vigilância) é um programa de vigilância da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, usado para coletar os dados da Internet. Foi divulgado , no verão de 2013 no âmbito das revelaçōes de Edward Snowden. STORMBREW é um programa que engloba vários programas usados para a vigilância das telecomunicações. Ele cai na categoria de coleta de fluxo, o que significa que os dados são puxados diretamente dos cabos de fibra óptica e da infraestrutura de comunicações. Há também um Identificador da Atividade de SIGINT, o SIGAD, que leva o mesmo nome , e refere-se à uma empresa que é um "parceiro corporativo" DA NSA. Esse parceiro foi identificado em 23 de outubro de 2013 como sendo a Verizon, a empresa holding da empresa norte-americana que em 29 de julho de 1998, no processo das privatizaçōes das telecomunicaçōes no Brasil, comprou a Embratel. Parte dos serviços privatizados vieram a ser oferecidos pela Claro. Este parceiro corporativo tem servidores em Washington, Califórnia, Texas, Flórida, e Nova York, Virgínia e Pensilvânia. Os programas de coleta Upstream dāo acesso à volumes gigantescos de dados, e a maior parte da pré-seleção dos dados é feita pelos próprios prestadores de serviços, antes dos dados serem repassados para a NSA. A NSA paga às compahias parceiras na coleta de dados e o orçamento para o STORMBREW no ano fiscal de 2013 é de 46,5 milhōes de dólares americanos. STORMBREW consiste nos seguintes SIGADs: (pt)
|