About: Pavesi case

An Entity of Type: Thing, from Named Graph: http://dbpedia.org, within Data Space: dbpedia.org

The Pavesi case refers to the death of a ten-year-old Brazilian boy Paulo Veronesi Pavesi (Poços de Caldas, 1990 — Poços de Caldas, April 21, 2000).

Property Value
dbo:abstract
  • The Pavesi case refers to the death of a ten-year-old Brazilian boy Paulo Veronesi Pavesi (Poços de Caldas, 1990 — Poços de Caldas, April 21, 2000). (en)
  • O Caso Pavesi refere-se à morte por homicídio doloso do menino brasileiro Paulo Veronesi Pavesi (Poços de Caldas, 1990 — Poços de Caldas, 21 de abril de 2000), de dez anos, ocorrida em 21 de abril de 2000, na Santa Casa da cidade de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais. O caso teve início em 19 de abril de 2000, quando Paulo Veronesi Pavesi, de dez anos, sofreu acidentalmente uma queda no prédio onde morava, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Pavesi foi levado ao Hospital Pedro Sanches e, dois dias depois, em 21 de abril de 2000, foi transferido para a Santa Casa da cidade, após ser constatada morte cerebral. O menino teve os seus órgãos retirados e transplantados, mas conforme a Justiça posteriormente, após uma denúncia do pai, Paulo Airton Pavesi, os médicos forjaram o laudo sobre a morte cerebral para poder remover os órgãos do garoto, que ainda estava vivo, apesar de que desenganado, no momento do procedimento. Como resultado o caso deu origem a vários processos e escancarou denúncias de irregularidades no esquema de transplantes de órgãos em Poços de Caldas. Em 30 de março de 2021, a justiça brasileira condenou três médicos, Álvaro Ianhez, José Luis Gomes da Silva e José Luis Bonfitto, que fizeram o atendimento a Pavesi, a 25 anos e 10 meses de prisão e pagamento de multa, enquanto Marco Alexandre Pacheco da Fonseca foi absolvido pelo júri. Os outros médicos ainda serão julgados. O pai de Paulo teve que sair do país devido às ameaças que recebeu após investigar o caso que levou à descoberta de uma máfia de comércio de órgãos em Poços de Caldas. O esquema ilegal fazia da cidade a campeã mineira de transplantes de órgãos à época do crime. (pt)
dbo:wikiPageID
  • 70606955 (xsd:integer)
dbo:wikiPageLength
  • 2181 (xsd:nonNegativeInteger)
dbo:wikiPageRevisionID
  • 1113206942 (xsd:integer)
dbo:wikiPageWikiLink
dbp:wikiPageUsesTemplate
dcterms:subject
rdfs:comment
  • The Pavesi case refers to the death of a ten-year-old Brazilian boy Paulo Veronesi Pavesi (Poços de Caldas, 1990 — Poços de Caldas, April 21, 2000). (en)
  • O Caso Pavesi refere-se à morte por homicídio doloso do menino brasileiro Paulo Veronesi Pavesi (Poços de Caldas, 1990 — Poços de Caldas, 21 de abril de 2000), de dez anos, ocorrida em 21 de abril de 2000, na Santa Casa da cidade de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais. O pai de Paulo teve que sair do país devido às ameaças que recebeu após investigar o caso que levou à descoberta de uma máfia de comércio de órgãos em Poços de Caldas. O esquema ilegal fazia da cidade a campeã mineira de transplantes de órgãos à época do crime. (pt)
rdfs:label
  • Pavesi case (en)
  • Caso Pavesi (pt)
owl:sameAs
prov:wasDerivedFrom
foaf:isPrimaryTopicOf
is foaf:primaryTopic of
Powered by OpenLink Virtuoso    This material is Open Knowledge     W3C Semantic Web Technology     This material is Open Knowledge    Valid XHTML + RDFa
This content was extracted from Wikipedia and is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License