An Entity of Type: person, from Named Graph: http://dbpedia.org, within Data Space: dbpedia.org

Esther Regina Largman is a Brazilian author. Her works have been recognized by the Brazilian government and are now a part of the high school curriculum in Brazilian schools.

Property Value
dbo:abstract
  • Esther Regina Largman is a Brazilian author. Her works have been recognized by the Brazilian government and are now a part of the high school curriculum in Brazilian schools. (en)
  • Esther Regina Largman (nascida Esther Regina Palatnik, mais conhecida como Esther Largman) é uma escritora, professora e historiadora brasileira, nascida em 25/5/1934 em Salvador, Bahia. Veio para o Rio de Janeiro em janeiro de 1954 para estudar na Faculdade Nacional de Filosofia. Autora de três romances históricos de temática judaica, todos citados em O Romance Histórico Brasileiro Contemporâneo de Antônio R. Esteves. Um deles, Tio Kuba nos trópicos, recebeu em 2000 o Prêmio Lima Barreto de romance da UBE e Academia Carioca de Letras. Nesta obra, "Esther Largman usa a trajetória de sua família – desde os anos 700, na planície do Volga, até os dias de hoje, no Brasil – para fazer um retrato alentado da diáspora judaica.” No romance [...] Jan e Nassau, o nobre holandês Maurício de Nassau lembra os tempos em que dominou Pernambuco, no decorrer de 11 jantares. Paralelamente, conta a história de um jovem índio cariri e um testamento misterioso. Seu romance Jovens Polacas, baseado em pesquisas da autora, revela o drama das prostitutas judias que vieram para o Brasil no início do século XX. "Trata-se da exposição em carne viva de uma chaga irremovível na memória do povo judaico. Concebido para ser uma denúncia de acontecimentos dolorosos, o livro traz à tona determinado momento da vida europeia e seu desdobramento traumático na América do Sul, paraíso do tráfico de mulheres, ontem como hoje. O objetivo da autora foi revelar o drama vivido por aquelas mulheres que, para escapar das agruras da política europeia, ingenuamente aceitavam propostas de casamento e de emprego na América do Sul, onde passavam a ser exploradas por finórios proxenetas." “Jovens polacas é leitura obrigatória. Pela grandeza da estreia de Esther Largman, por seu caráter documental, e pelo cumprimento, ainda que sujeito a fissuras, de elaborada base literária – a mescla de narrativa memorialística de um personagem com romance de formação de outro.” (pt)
dbo:wikiPageID
  • 24172139 (xsd:integer)
dbo:wikiPageLength
  • 1473 (xsd:nonNegativeInteger)
dbo:wikiPageRevisionID
  • 1087606603 (xsd:integer)
dbo:wikiPageWikiLink
dbp:wikiPageUsesTemplate
dcterms:subject
gold:hypernym
rdf:type
rdfs:comment
  • Esther Regina Largman is a Brazilian author. Her works have been recognized by the Brazilian government and are now a part of the high school curriculum in Brazilian schools. (en)
  • Esther Regina Largman (nascida Esther Regina Palatnik, mais conhecida como Esther Largman) é uma escritora, professora e historiadora brasileira, nascida em 25/5/1934 em Salvador, Bahia. Veio para o Rio de Janeiro em janeiro de 1954 para estudar na Faculdade Nacional de Filosofia. Autora de três romances históricos de temática judaica, todos citados em O Romance Histórico Brasileiro Contemporâneo de Antônio R. Esteves. Um deles, Tio Kuba nos trópicos, recebeu em 2000 o Prêmio Lima Barreto de romance da UBE e Academia Carioca de Letras. Nesta obra, "Esther Largman usa a trajetória de sua família – desde os anos 700, na planície do Volga, até os dias de hoje, no Brasil – para fazer um retrato alentado da diáspora judaica.” (pt)
rdfs:label
  • Esther Largman (en)
  • Esther Largman (pt)
owl:sameAs
prov:wasDerivedFrom
foaf:isPrimaryTopicOf
is dbo:wikiPageWikiLink of
is foaf:primaryTopic of
Powered by OpenLink Virtuoso    This material is Open Knowledge     W3C Semantic Web Technology     This material is Open Knowledge    Valid XHTML + RDFa
This content was extracted from Wikipedia and is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License