About: Erismar Rodrigues Moreira     Goto   Sponge   NotDistinct   Permalink

An Entity of Type : yago:Whole100003553, within Data Space : dbpedia.org associated with source document(s)
QRcode icon
http://dbpedia.org/describe/?url=http%3A%2F%2Fdbpedia.org%2Fresource%2FErismar_Rodrigues_Moreira&graph=http%3A%2F%2Fdbpedia.org&graph=http%3A%2F%2Fdbpedia.org

Erismar Rodrigues Moreira (died October 29, 2005), also known as "Bem-Te-Vi", was a gang leader in the Brazilian slum Rocinha, in Rio de Janeiro. He was considered to be the most wanted criminal in Rio during his prime.

AttributesValues
rdf:type
rdfs:label
  • Erismar Rodrigues Moreira (en)
  • Bem-Te-Vi (criminoso) (pt)
rdfs:comment
  • Erismar Rodrigues Moreira (died October 29, 2005), also known as "Bem-Te-Vi", was a gang leader in the Brazilian slum Rocinha, in Rio de Janeiro. He was considered to be the most wanted criminal in Rio during his prime. (en)
  • Erismar Rodrigues Moreira (Varjota, 12 de fevereiro de 1970 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2005), mais conhecido como "Bem-Te-Vi", foi um criminoso brasileiro, que após a morte do traficante Lulu da Rocinha, em 2004, e as consequentes disputas pelo poder paralelo na favela, tornou-se o chefe do tráfico local. Em 29 de outubro de 2005, após uma ação ousada onde alugaram uma casa na Rocinha e tiveram que passar lá uma noite inteira sem qualquer auxílio, policiais civis mataram Bem-Te-Vi em confronto, numa ação que foi bastante elogiada por toda a imprensa carioca. (pt)
death place
death place
dcterms:subject
Wikipage page ID
Wikipage revision ID
Link from a Wikipage to another Wikipage
Link from a Wikipage to an external page
sameAs
dbp:wikiPageUsesTemplate
birth date
known for
  • Head of Amigos dos Amigos (en)
nationality
  • Brazilian (en)
other names
  • Bem-Te-Vi (en)
predecessor
  • Luciano Barbosa (en)
successor
  • Orlando Jose Rodrigues (en)
has abstract
  • Erismar Rodrigues Moreira (died October 29, 2005), also known as "Bem-Te-Vi", was a gang leader in the Brazilian slum Rocinha, in Rio de Janeiro. He was considered to be the most wanted criminal in Rio during his prime. (en)
  • Erismar Rodrigues Moreira (Varjota, 12 de fevereiro de 1970 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2005), mais conhecido como "Bem-Te-Vi", foi um criminoso brasileiro, que após a morte do traficante Lulu da Rocinha, em 2004, e as consequentes disputas pelo poder paralelo na favela, tornou-se o chefe do tráfico local. Até 2004, Bem-Te-Vi, terceiro na linha de sucessão de Lulu, era ligado ao Comando Vermelho. Porém com a invasão da favela pelo traficante Dudu, em 9 de abril, apoiada pelo próprio CV, e a morte de Lulu pela polícia na sequência destes eventos, houve uma ruptura no comando do crime na favela. Após a morte de Lulu e a fuga de seu rival Dudu, assumiu o controle da favela o traficante André da Costa Brito, o Zarur. Em 2004, Zarur foi morto por seu antigo aliado, o criminoso conhecido como Lyon, também integrante da quadrilha de Lulu, que permaneceu ligado ao Comando Vermelho. Lyon passou a dominar a parte alta da favela, por oposição a Bem-Te-Vi, que se aliou ao Amigos dos Amigos e passou a dominar a parte baixa, dividindo assim a Rocinha entre as duas facções. Bem-Te-vi venceu a disputa com Lion e tomou o controle da favela, tornando-se com isso um dos maiores e mais procurados traficantes cariocas durante mais de um ano. Durante o tempo em que foi chefe do tráfico na Rocinha, deu abrigo ao assaltante Pedro Dom e tinha o hábito de organizar festas e bailes funk regados a uísque e cocaína. Considerava-se uma celebridade, gabando-se de usar armas banhadas em ouro e conviver com artistas e jogadores de futebol — frequentemente requisitados para partidas na Rocinha em troca de segurança. O goleiro Júlio César, um dos que jogaram uma partida na favela, chegou a reclamar para Bem-Te-Vi de um assalto sofrido por um amigo nos arredores da favela. Romário foi outro a ter de depor na polícia por conta de envolver-se com o traficante, ainda que indiretamente: seu ex-cunhado, a mesma pessoa que apresentara Júlio César a Bem-Te-Vi, vinha aproximando Romarinho — filho de Romário — ao traficante, expondo-o como um herói. O próprio Romário costumava se desvencilhar dos convites de Bem-Te-Vi, ciente de que poderia ser usado pelo traficante. O ex-jogador garantiria que não sabia o que se passava com seu filho. Em 29 de outubro de 2005, após uma ação ousada onde alugaram uma casa na Rocinha e tiveram que passar lá uma noite inteira sem qualquer auxílio, policiais civis mataram Bem-Te-Vi em confronto, numa ação que foi bastante elogiada por toda a imprensa carioca. (pt)
criminal charge
  • Drug trafficking and smuggling, illegal distribution of cocaine (en)
gold:hypernym
prov:wasDerivedFrom
page length (characters) of wiki page
state of origin
alias
  • Bem-Te-Vi (en)
birth year
known for
nationality
foaf:isPrimaryTopicOf
is Link from a Wikipage to another Wikipage of
is Wikipage redirect of
Faceted Search & Find service v1.17_git139 as of Feb 29 2024


Alternative Linked Data Documents: ODE     Content Formats:   [cxml] [csv]     RDF   [text] [turtle] [ld+json] [rdf+json] [rdf+xml]     ODATA   [atom+xml] [odata+json]     Microdata   [microdata+json] [html]    About   
This material is Open Knowledge   W3C Semantic Web Technology [RDF Data] Valid XHTML + RDFa
OpenLink Virtuoso version 08.03.3330 as of Mar 19 2024, on Linux (x86_64-generic-linux-glibc212), Single-Server Edition (62 GB total memory, 46 GB memory in use)
Data on this page belongs to its respective rights holders.
Virtuoso Faceted Browser Copyright © 2009-2024 OpenLink Software