This HTML5 document contains 29 embedded RDF statements represented using HTML+Microdata notation.

The embedded RDF content will be recognized by any processor of HTML5 Microdata.

PrefixNamespace IRI
dbohttp://dbpedia.org/ontology/
foafhttp://xmlns.com/foaf/0.1/
dbpedia-wikidatahttp://wikidata.dbpedia.org/resource/
rdfshttp://www.w3.org/2000/01/rdf-schema#
dbpedia-pthttp://pt.dbpedia.org/resource/
n13http://dbpedia.org/resource/Anoxia_(disambiguation)
n8http://dbpedia.org/resource/Anoxia_(beetle)
rdfhttp://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#
owlhttp://www.w3.org/2002/07/owl#
dbpedia-ithttp://it.dbpedia.org/resource/
n12http://eu.dbpedia.org/resource/Anoxia_(argipena)
wikipedia-enhttp://en.wikipedia.org/wiki/
dbpedia-frhttp://fr.dbpedia.org/resource/
provhttp://www.w3.org/ns/prov#
xsdhhttp://www.w3.org/2001/XMLSchema#
wikidatahttp://www.wikidata.org/entity/
n15http://en.wikipedia.org/wiki/Anoxia?oldid=
dbrhttp://dbpedia.org/resource/
dbpedia-jahttp://ja.dbpedia.org/resource/
Subject Item
dbr:Anoxia
rdfs:label
酸素欠乏症 Anossia Anóxia Anoxie Аноксия (значения) Anoxia
rdfs:comment
Anoxia é a "ausência" de oxigênio, um agravante da hipóxia. Possui uma definição clara em medicina, assim como em biologia e ecologia. Passa a considerar ANÓXIA ou ZONA DE MORTE, quando se atinge a altitude de 27000 Pés "limite crítico". Em medicina, relaciona-se com a ausência de oxigênio no cérebro, principalmente. Se for prolongada, pode resultar em lesão cerebral e levar o paciente a óbito. Este é um dos riscos ao nascimento e a principal causa de deficiências mentais nas crianças. Para evitar, consultas e exames periódicos são recomendados, prevenindo assim, possíveis ataques. 酸素欠乏症(さんそけつぼうしょう、Anoxia)は、人体が酸素の濃度18%未満である環境におかれた場合に生ずる症状。一般の空気中の酸素濃度は約21%であり、発症は個人差がある。 労働災害などを防ぐため、酸素欠乏症等防止規則(昭和46年、労働省令第26号)が定められており、作業主任者の選任が必要である。 酸素の不足に対して、最も敏感に反応を示すのは、脳の大脳皮質であり、機能低下からはじまり、機能喪失、脳の細胞の破壊につながり、非常に危険である。ちなみに脳の酸素消費量は、全身の約25%に及ぶ。 Si definisce con il termine anossia la diminuzione o totale mancanza di ossigeno molecolare o ossigeno biatomico O2 a livello cellulare. L'anossia può essere istotossica, cioè dovuta al danneggiamento dei tessuti, oppure conseguente a un diminuito apporto di sangue nei tessuti interessati. In questo caso si può parlare di anossiemia.
owl:sameAs
dbpedia-fr:Anoxie wikidata:Q2852418 dbpedia-wikidata:Q2852418 n12: dbpedia-it:Anossia dbpedia-pt:Anóxia dbpedia-ja:酸素欠乏症
dbo:wikiPageID
286366
dbo:wikiPageRevisionID
603778458
dbo:wikiPageDisambiguates
n8:
foaf:isPrimaryTopicOf
wikipedia-en:Anoxia
prov:wasDerivedFrom
n15:603778458
dbo:abstract
Si definisce con il termine anossia la diminuzione o totale mancanza di ossigeno molecolare o ossigeno biatomico O2 a livello cellulare. L'anossia può essere istotossica, cioè dovuta al danneggiamento dei tessuti, oppure conseguente a un diminuito apporto di sangue nei tessuti interessati. In questo caso si può parlare di anossiemia. È una situazione di emergenza che se non risolta celermente porta in breve tempo alla morte dei tessuti, sensibili alla mancanza d'ossigeno. Le cellule più soggette a danni in seguito ad anossia sono quelle maggiormente differenziate e specializzate (ad esempio le cellule nervose). Anoxia é a "ausência" de oxigênio, um agravante da hipóxia. Possui uma definição clara em medicina, assim como em biologia e ecologia. Passa a considerar ANÓXIA ou ZONA DE MORTE, quando se atinge a altitude de 27000 Pés "limite crítico". Em medicina, relaciona-se com a ausência de oxigênio no cérebro, principalmente. Se for prolongada, pode resultar em lesão cerebral e levar o paciente a óbito. Este é um dos riscos ao nascimento e a principal causa de deficiências mentais nas crianças. Pode derivar de um deficiente fornecimento de sangue, de condições atmosféricas (por exemplo. altitude elevada, ambientes fechados sem renovação de ar), de parada cardíaca ou respiratória. Em caso de adultos, uma parada (Brasil)/paragem (Portugal) cardiorespiratória pode acontecer em minutos, quase sempre sem sintomas aparentes antes do ataque, sendo confundida com epilepsia. Caso aconteça, deverá ser feito uma massagem cardíaca e desobstrução da via respiratória, pois o ataque quase sempre não chega a mais de 10 minutos, assim, sendo quase sempre muito tarde para ajuda de um profissional (médico). Para evitar, consultas e exames periódicos são recomendados, prevenindo assim, possíveis ataques. Anoxia na sua definição em biologia e ecologia, assim como em outras ciências ligadas aos seres vivos, pode referir-se à diminuição ou completa ausência de oxigênio em massas de água. Também pode ser provocada por cianobactérias em sistemas hídricos provocando a morte de peixes e invertebrados ai existentes. Uma das causas da elevação da quantidade de organismos como as cianobactérias pode ser a eutrofização por presença de fosfatos.A anoxia é causa mais comum de degeneração hidrópica que é caracterizada pelo acúmulo de água no citoplasma, que se torna volumoso e pálido. A degeneração hidrópica ocorre em função do comprometimento da regulação do volume celular. 酸素欠乏症(さんそけつぼうしょう、Anoxia)は、人体が酸素の濃度18%未満である環境におかれた場合に生ずる症状。一般の空気中の酸素濃度は約21%であり、発症は個人差がある。 労働災害などを防ぐため、酸素欠乏症等防止規則(昭和46年、労働省令第26号)が定められており、作業主任者の選任が必要である。 酸素の不足に対して、最も敏感に反応を示すのは、脳の大脳皮質であり、機能低下からはじまり、機能喪失、脳の細胞の破壊につながり、非常に危険である。ちなみに脳の酸素消費量は、全身の約25%に及ぶ。
Subject Item
dbr:Anoxic
dbo:wikiPageRedirects
dbr:Anoxia
Subject Item
n13:
dbo:wikiPageRedirects
dbr:Anoxia
Subject Item
dbr:Anoxical
dbo:wikiPageRedirects
dbr:Anoxia
Subject Item
dbr:Anoxically
dbo:wikiPageRedirects
dbr:Anoxia
Subject Item
wikipedia-en:Anoxia
foaf:primaryTopic
dbr:Anoxia