An Entity of Type: place, from Named Graph: http://dbpedia.org, within Data Space: dbpedia.org

The Regional Natural Monument of Pedreira do Campo (Portuguese: Monumento Natural Regional da Pedreira do Campo), which singularly translated means field quarry, is an area located west of Pico do Facho and Ponta do Figueiral, in the civil parish and municipality of Vila do Porto, on the island of Santa Maria in the Eastern Group of the Portuguese archipelago of the Azores. Along with other sites in Santa Maria, Pedreira do Campo is an area known for the discovery of oceanic fossils, which has allowed a specific assessment of the age of the island.

Property Value
dbo:abstract
  • The Regional Natural Monument of Pedreira do Campo (Portuguese: Monumento Natural Regional da Pedreira do Campo), which singularly translated means field quarry, is an area located west of Pico do Facho and Ponta do Figueiral, in the civil parish and municipality of Vila do Porto, on the island of Santa Maria in the Eastern Group of the Portuguese archipelago of the Azores. Along with other sites in Santa Maria, Pedreira do Campo is an area known for the discovery of oceanic fossils, which has allowed a specific assessment of the age of the island. (en)
  • O Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha localiza-se na freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores. É fruto da reclassificação da Reserva Natural Regional do Figueiral e Prainha e do Monumento Natural Regional do lugar da Pedreira do Campo, nos termos do Art. 11º do Decreto Legislativo Regional nº 47/2008/A de 7 de Novembro de 2008. Ratificam-se nesse diploma, os critérios e objetivos que nortearam a criação da Reserva e do Monumento, a saber: * A preservação e protecção de um património geológico e paleontológico singular nos contextos internacional, nacional, regional e local; * A preservação e promoção da singularidade e importância para a história geológica e vulcanológica do Atlântico NE; * A preservação e promoção da importância para o estabelecimento de correlações estratigráficas inter-macaronésias e entre a Macaronésia e os continentes europeu e africano; * A preservação e promoção da importância para o património cultural, natural e paisagístico; * A promoção do ordenamento e disciplina das actividades turística e recreativa, de forma a evitar a degradação dos valores naturais, culturais e paisagísticos do local, possibilitando o exercício de actividades de lazer compatíveis com a sensibilidade dos valores em presença; * A salvaguarda do carácter natural, paisagístico e cultural único, possibilitando um incremento de actividades de carácter educativo e interpretativo, principalmente para benefício da população local e para divulgação dos valores encerrados na área protegida. A chamada "Pedreira do Campo" localiza-se a oeste do Pico do Facho, numa área com as dimensões aproximadas de 200 metros de extensão por 20 metros de largura. Nela podem ser observados depósitos estratificados de rochas sedimentares com fósseis (bioclastos), e de rochas vulcânicas (piroclastos) submarinas, únicos no arquipélago. Estes depósitos - onde se destacam travesseiros de lava e fósseis - são testemunhos das atividades vulcânicas que, em eras geológicas, deram origem à ilha, há cerca de 5 milhões de anos antes do presente. O estudo da área, marcada por fendas e túneis (furnas), de que é exemplo a chamada "Gruta do Figueiral", é um valioso contributo para a estratigrafia e paleogeografia da Macaronésia, assim como permite compará-las com as dos continentes Europeu e Africano, permitindo uma compreensão alargadas da história geológica da região Nordeste do Atlântico e da colonização das ilhas da Macaronésia pelas diversas espécies. Complementarmente, a morfologia da área do monumento ilustra o fenómeno da erosão marinha que modelou a costa ocidental da ilha de Santa Maria. Em termos de espécies biológicas vegetais, destacam-se a presença de exemplares de "", "Myrtus communis" e "Scabiosa nitens", esta última endémica. As aves estão representadas pela "Buteo buteo rothschildi", a "", o "" e o "Serinus canaria". (pt)
dbo:iucnCategory
  • III
dbo:location
dbo:thumbnail
dbo:wikiPageExternalLink
dbo:wikiPageID
  • 24367180 (xsd:integer)
dbo:wikiPageLength
  • 6811 (xsd:nonNegativeInteger)
dbo:wikiPageRevisionID
  • 988769617 (xsd:integer)
dbo:wikiPageWikiLink
dbp:established
  • Decreto Legislativo Regional 11/2004/A (en)
dbp:iucnCategory
  • III (en)
dbp:location
dbp:mapCaption
  • The location of the Regional National Monument on the island of Santa Maria (en)
dbp:mapSize
  • 300 (xsd:integer)
dbp:name
  • Regional Natural Monument (en)
  • of Pedreira do Campo (en)
dbp:namedFor
  • Pedreira do Campo, Portuguese for field rock quarry (en)
dbp:operator
  • Secretário Regional do Ambiente e do Mar (en)
dbp:photo
  • Sma vpo pq eolico figueiral.JPG (en)
dbp:photoCaption
  • The Wind-Generating Station in Vila do Porto, alongside the Natural Monument (en)
dbp:wikiPageUsesTemplate
dcterms:subject
gold:hypernym
georss:point
  • 36.9493 -25.138561111111112
rdf:type
rdfs:comment
  • The Regional Natural Monument of Pedreira do Campo (Portuguese: Monumento Natural Regional da Pedreira do Campo), which singularly translated means field quarry, is an area located west of Pico do Facho and Ponta do Figueiral, in the civil parish and municipality of Vila do Porto, on the island of Santa Maria in the Eastern Group of the Portuguese archipelago of the Azores. Along with other sites in Santa Maria, Pedreira do Campo is an area known for the discovery of oceanic fossils, which has allowed a specific assessment of the age of the island. (en)
  • O Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha localiza-se na freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores. É fruto da reclassificação da Reserva Natural Regional do Figueiral e Prainha e do Monumento Natural Regional do lugar da Pedreira do Campo, nos termos do Art. 11º do Decreto Legislativo Regional nº 47/2008/A de 7 de Novembro de 2008. Ratificam-se nesse diploma, os critérios e objetivos que nortearam a criação da Reserva e do Monumento, a saber: (pt)
rdfs:label
  • Regional Natural Monument of Pedreira do Campo (en)
  • Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha (pt)
owl:sameAs
geo:geometry
  • POINT(-25.138561248779 36.949298858643)
geo:lat
  • 36.949299 (xsd:float)
geo:long
  • -25.138561 (xsd:float)
prov:wasDerivedFrom
foaf:depiction
foaf:isPrimaryTopicOf
foaf:name
  • Regional Natural Monument (en)
  • of Pedreira do Campo (en)
is dbo:wikiPageWikiLink of
is foaf:primaryTopic of
Powered by OpenLink Virtuoso    This material is Open Knowledge     W3C Semantic Web Technology     This material is Open Knowledge    Valid XHTML + RDFa
This content was extracted from Wikipedia and is licensed under the Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License