The Trans-Amazonian Railway is a proposed transcontinental railroad megaproject that will link the Atlantic and Pacific Oceans via the Amazon Forest. It is estimated to cost $10 billion.

Property Value
dbo:abstract
  • A Ferrovia Transoceânica ou também referida como Ferrovia Transcontinental e Ferrovia Bioceânica foi incluída no Plano Nacional de Viação no dia 5 de maio de 2008 com a identificação de EF-246 e ligará o litoral norte do Rio de Janeiro a malha ferroviária do Peru passando pelas cidades de Campinorte (GO), Lucas do Rio Verde (MT), Vilhena (RO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boqueirão da Esperança (Fronteira Brasil-Peru). A extensão total é estimada em 4.400 km. Em outros documentos a mesma ferrovia foi referida como EF-354. A Ferrovia Transcontinental ainda integra a Ferrovia de Integração Centro-Oeste no seu trecho de Campinorte (GO) à Vilhena (RO), com 1.630 km. Até 2009 somente o trecho entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO) teve seu pré-projeto concluído e foram estimados que a extensão desse trecho será de 1.500 quilômetros a um custo de R$ 5,25 bilhões em bitola larga permitindo uma velocidade de até 120 km/hora. O inicio da construção da ferrovia, estava previsto para o mês de abril de 2011, segundo o presidente da VALEC (que está a cargo da construção). Mas atualmente as obras não começaram. A construção finalmente foi acertada, com financiamento e compartilhamento da ferrovia entre os governos brasileiro, peruano, e chinês em 2014, e a construção seria iniciada em 2015, com financiamento do AIIB (banco de infraestrutura chinês), porém o prazo previsto não foi cumprido. Após as reuniões de governantes do G20, na China em setembro de 2016, o Governo Chinês entrou em acordo com o Governo Brasileiro, prometendo investimentos múltiplos no país sul-americano, ente os quais, a efetiva construção da Ferrovia Transoceânica, a qual neste momento já possuía o projeto de análise de viabilidade econômica concluído, que abrirá a rota de exportação pelo Pacífico, barateando custos de transporte de minérios e grãos para o país asiático. (pt)
  • The Trans-Amazonian Railway is a proposed transcontinental railroad megaproject that will link the Atlantic and Pacific Oceans via the Amazon Forest. It is estimated to cost $10 billion. (en)
dbo:location
dbo:routeEnd
dbo:routeStart
dbo:status
  • Under Planning
dbo:trackLength
  • 5600000.000000 (xsd:double)
dbo:type
dbo:wikiPageExternalLink
dbo:wikiPageID
  • 46799990 (xsd:integer)
dbo:wikiPageRevisionID
  • 664145421 (xsd:integer)
dbp:mapState
  • collapsed
dbp:nativeName
  • Ferrovia Transoceânica
dbp:otherName
  • EF-354
  • Twin Ocean Railroad
dct:subject
http://purl.org/linguistics/gold/hypernym
rdf:type
rdfs:comment
  • The Trans-Amazonian Railway is a proposed transcontinental railroad megaproject that will link the Atlantic and Pacific Oceans via the Amazon Forest. It is estimated to cost $10 billion. (en)
  • A Ferrovia Transoceânica ou também referida como Ferrovia Transcontinental e Ferrovia Bioceânica foi incluída no Plano Nacional de Viação no dia 5 de maio de 2008 com a identificação de EF-246 e ligará o litoral norte do Rio de Janeiro a malha ferroviária do Peru passando pelas cidades de Campinorte (GO), Lucas do Rio Verde (MT), Vilhena (RO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boqueirão da Esperança (Fronteira Brasil-Peru). A extensão total é estimada em 4.400 km. Em outros documentos a mesma ferrovia foi referida como EF-354. A Ferrovia Transcontinental ainda integra a Ferrovia de Integração Centro-Oeste no seu trecho de Campinorte (GO) à Vilhena (RO), com 1.630 km. (pt)
rdfs:label
  • Ferrovia Transoceânica (pt)
  • Trans-Amazonian Railway (en)
owl:sameAs
prov:wasDerivedFrom
foaf:isPrimaryTopicOf
foaf:name
  • Trans-Amazonian Railway (en)
is dbo:wikiPageRedirects of
is foaf:primaryTopic of