Funk paulista, also referred to as Funk ostentação (from Portuguese: Funk ostentation), is a Brazilian music style, created in 2008, in São Paulo. The central themes addressed in the songs refer to conspicuous consumption, where much of the representatives sing about cars, motorcycles, drink and women, extolling the ambition to leave the slum and win goals.

Property Value
dbo:abstract
  • Funk ostentação é um estilo musical brasileiro, criado no ano de 2008, na cidade de São Paulo. Considerado como uma vertente do funk carioca, o gênero desenvolveu-se primeiramente na Região Metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista, antes de alcançar proporções nacionais a partir de 2011. Os temas centrais abordados nas músicas referem-se ao consumo e a propriamente dita ostentação, onde grande parte dos representantes procura cantar sobre carros, motocicletas, bebidas e outros objetos de valor, além de fazerem frequentemente citações à mulheres e ao modo de como alcançaram um maior poderio de bens materiais, exaltando a ambição de sair da favela e conquistar os objetivos. O gênero foi criado como uma alternativa à lírica abordada pelo ritmo carioca, que citava essencialmente conteúdos relacionados com a criminalidade e com uma vida de sofrimento. A primeira canção do estilo foi gravada pelos MCs Backdi e Bio G3 em setembro de 2008, intitulada "Bonde da Juju", fazendo menção clara para a ostentação. Após a realização de diversos festivais do gênero no estado, vários cantores foram sendo descobertos, enquanto outros acabaram se readaptando ao funk ostentação, que alcançou a primeira exibição nacional com o lançamento do videoclipe "Megane", do cantor MC Boy do Charmes, em meados de 2011. Quando tornou-se de senso comum que o funk ostentação seria melhor representado no formato audiovisual, o cinegrafista KondZilla inovou ao ser o primeiro a produzir conteúdos visuais, que foram recebidos com ampla aprovação pelos fãs. Para exemplificar isto, três videoclipes do ritmo estiveram entre os dez mais vistos nos anos de 2012 e 2013. A consolidação do funk ostentação como um dos gêneros mais conhecidos do país aconteceu com o trágico falecimento de Daniel Pellegrine, conhecido no meio artístico como MC Daleste, o qual foi alvejado por dois tiros de arma de fogo enquanto realizava um show em Campinas, em julho de 2013. Ele era um dos principais representantes do estilo no momento de sua morte, a qual foi noticiada nacional e até internacionalmente, tornando-o um dos nomes mais pesquisado no Google no Brasil naquele ano. A exposição do caso na mídia fez com que outros artistas do funk concedessem entrevistas aos canais de televisão com depoimentos sobre a carreira e o fato acontecido. Com o surgimento de um grupo econômico conhecido como nova classe média, o funk ostentação passou a obter estrita relação com os membros do mesmo, que após conseguirem uma elevação na situação financeira, buscam seguir os passos dos artistas, tornando este o gênero mais escutado pelos que se encontram neste patamar. Atualmente, os principais representantes do ritmo e que acumulam maior número de visualizações em suas canções e videoclipes são MC Guimê, MC Lon, MC Gui e MC Pocahontas. (pt)
  • Funk paulista, also referred to as Funk ostentação (from Portuguese: Funk ostentation), is a Brazilian music style, created in 2008, in São Paulo. The central themes addressed in the songs refer to conspicuous consumption, where much of the representatives sing about cars, motorcycles, drink and women, extolling the ambition to leave the slum and win goals. (en)
dbo:instrument
dbo:stylisticOrigin
dbo:wikiPageID
  • 42115796 (xsd:integer)
dbo:wikiPageRevisionID
  • 738747618 (xsd:integer)
dbp:bgcolor
  • blue
dbp:color
  • white
dbp:culturalOrigins
  • 2008 (xsd:integer)
dbp:popularity
  • 2010 (xsd:integer)
dct:subject
http://purl.org/linguistics/gold/hypernym
rdf:type
rdfs:comment
  • Funk paulista, also referred to as Funk ostentação (from Portuguese: Funk ostentation), is a Brazilian music style, created in 2008, in São Paulo. The central themes addressed in the songs refer to conspicuous consumption, where much of the representatives sing about cars, motorcycles, drink and women, extolling the ambition to leave the slum and win goals. (en)
  • Funk ostentação é um estilo musical brasileiro, criado no ano de 2008, na cidade de São Paulo. Considerado como uma vertente do funk carioca, o gênero desenvolveu-se primeiramente na Região Metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista, antes de alcançar proporções nacionais a partir de 2011. Os temas centrais abordados nas músicas referem-se ao consumo e a propriamente dita ostentação, onde grande parte dos representantes procura cantar sobre carros, motocicletas, bebidas e outros objetos de valor, além de fazerem frequentemente citações à mulheres e ao modo de como alcançaram um maior poderio de bens materiais, exaltando a ambição de sair da favela e conquistar os objetivos. (pt)
rdfs:label
  • Funk ostentação (pt)
  • Funk ostentação (en)
owl:sameAs
prov:wasDerivedFrom
foaf:isPrimaryTopicOf
foaf:name
  • Funk paulista (en)
is dbo:genre of
is dbo:wikiPageRedirects of
is owl:sameAs of
is foaf:primaryTopic of